Comissão de Transparência apresenta relatório final de 2021

Durante a reunião foi realizada apresentação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados
 Comissão de Transparência apresenta relatório final de 2021

Continuando algumas pautas de reuniões anteriores, a Comissão de Transparência e Legislação Participativa, realizou reunião em formato híbrido na tarde desta quarta-feira, 01 de dezembro.

A reunião conduzida pelo vereador Marcos Papa (Cidadania), presidente da comissão, e acompanhada pela vereadora e membro, Coletivo Popular Judeti Zilli (PT), iniciou com a deliberação favorável ao projeto de resolução criando o LabHacker, que é o laboratório de inovação cidadã da Câmara dos Deputados e atua em três temas: transparência, participação e cidadania, com projetos colaborativos e experimentais. O laboratório também tem o objetivo de articular uma rede entre parlamentares, servidores públicos, hackers cívicos e sociedade civil que contribua para a cultura da transparência e da participação social por meio da gestão de dados públicos.

Em seguida a primeira convidada, Regina Egger, realizou uma apresentação sobre a plataforma CitizenLab. Tratando de uma plataforma de participação cidadã para governos locais, trabalhando para facilitar o alcance de cidadãos, gerenciamento de projetos e propostas para melhoria das cidades.

Após a apresentação, Papa e Judeti deliberaram para que seja encaminhado para o Executivo Municipal e Legislativo a proposta da plataforma, com todos os custos e benefícios.

A segunda convidada, a advogada Maria Cândida Galvão, explicou em sua exibição sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, o qual o presidente da comissão sugeriu que seja feito um tutorial orientando o munícipe sobre os direitos da proteção de dados.

Ao final o vereador Marcos Papa apresentou o relatório final dos trabalhos realizados pela comissão durante o ano de 2021. Explicou os avanços, conquistas e as pautas que serão continuadas no próximo ano.

A íntegra da reunião você pode acessar pelo link: